Nas palavras do próprio autor, no prólogo da obra: “Há na alma deste livro, por mais risonho que pareça, um sentimento amargo e áspero, que está longe de vir de seus modelos. É taça que pode ter lavores de igual escola, mas leva outro vinho. Não digo mais para não entrar na crÃtica de um defunto, que se pintou a si e a outros, conforme lhe pareceu melhor e mais certo.â€