Dizem os mais antigos, que lá pelas bandas de uma cidadela que ainda se formava, com apenas quatro ruas cobertas de asfalto, às noites de sábados se apresentavam em forma de baile.O baile se iniciava em frente à sorveteria, ponto de encontro com sabor de chocolate e cheiro de baunilha, e estendi-se por todo quarteirão da praça central, num ritmo tranquilo, onde se podiam apreciar as mais belas pedras preciosas da cidade.