O autor busca fazer com que o leitor reflita sobre a melhor maneira de evangelizar numa sociedade que aprecia tanto o descartável.
A obra busca motivar, encorajar e refletir sobre a importante missão do catequista. Os catequistas precisam de mais diálogo e espaços para falar de suas vidas. Necessitam entender e compreender a própria vida antes de tentar entender a dos outros. Precisam reconhecer suas fraquezas e ouvir outros catequistas, com suas questões pessoais, para entenderem que não são ilhas.